• TRATAMENTOS •

IMG_0247

Toxina Botulínica

O que é:

A toxina botulínica é extraída, originalmente, da bactéria Clostridium Botulinum que, por ter um efeito de paralisar a musculatura, passou a ser utilizada para fins estéticos, no tratamento de linhas de expressão, linhas faciais e da hiperidrose (suor excessivo). Quando se faz a aplicação de Botox no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo, evitando, assim, a sua contração, o que mantém a musculatura relaxada.

As rugas dinâmicas aparecem pela repetição de contrações musculares, como quando franzimos a testa. Já as rugas de “pés-de-galinha” aparecem com a flacidez da musculatura, além da contração muscular.

O relaxamento muscular obtido com a aplicação de Botox faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, assumindo grande importância na melhora estética no tratamento das rugas.

Como é o procedimento:

A aplicação é feita com agulha diretamente no músculo a ser tratado. Apesar da aplicação não ser muito dolorida, pode ser aplicada uma pomada anestésica 30 minutos antes.

Pós-procedimento:

Imediatamente após a aplicação de Botox,podemos notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em alguns minutos.

Em poucos casos pode-se atingir alguns vasinhos sanguíneos, levando a uma pequena equimose (hematoma), que pode durar alguns dias. Neste período, deve-se evitar a exposição ao sol.

Não é recomendado: deitar-se por 4 horas, realizar atividades físicas no dia da aplicação e massagear a área tratada.

O efeito começa a surgir em média a partir do terceiro ao sétimo dia. Normalmente, o médico pedirá uma reavaliação após 15 dias.

A toxina botulínica dura em média de 4 – 6 meses.

COMPARTILHE: